A força da camisa 10

Redação 28 de Fevereiro de 2014 0

Aconteceu. A ponte que há muito já balançava, finalmente cedeu. Mascarada pelas vitórias sofridas no Campeonato Baiano, a falta de qualidade do Vitória não passava despercebida pelos torcedores mais atentos. A ponte caiu. O que fazer para reconstruí-la?

(Imagem: Google)

(Imagem: Google)

O Vitória participou de toda a Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano até então sem um meia de criação. A função que Renato Cajá fazia em 2013, bem ou mal, é imprescindível a qualquer time que se respeite. O Leão vem jogando com volantes, dois atacantes de velocidade pelos lados e Dinei avançado. Não há um jogador responsável por vestir a camisa 10 e fazer a ligação entre os setores. Essa função vem sendo desempenhada pelos volantes. O ataque do Vitória é previsível. Não temos o passe de Petkovic, Ramon Menezes ou Leandro Domingues, por exemplo, como arma.

Surge então outra deficiência do time de Ney Franco: a falta de qualidade dos atacantes de velocidade. Marquinhos e William Henrique são boas opções para mudar o jogo no segundo tempo, mas não se comparam aos jogadores que aqui estavam em 2013. Hugo vai chegar, mas ainda não é o suficiente. A zaga então, nem se fala. As contratações feitas até agora não vingaram, e o Vitória continua precisando de uma dupla que dê segurança a Wilson.

E não, os jogadores das divisões de base não são a solução. Por mais talentosos que sejam, estes precisam ser utilizados como o volante Marcelo foi no ano passado: entrando em jogos específicos, sendo opções. Depositar sobre a garotada a responsabilidade de levar o time nas costas, pode terminar tendo o efeito contrário.

Em resumo, são 5 as contratações emergenciais: 2 zagueiros, 1 meia de criação e 2 atacantes de qualidade.

Texto encaminhado pelo Rubro-Negro Victor Souza.

O “Fala Geral” foi criado com o intuito de aproximar e dar chance para muitos torcedores do Esporte Clube Vitória serem blogueiros por um dia. Se você quiser participar da próxima edição, contando alguma situação bem interessante que tenha passado graças ao Leão, deixar sua reclamação para o clube, ou ainda, compartilhar conosco algum comentário que precise de um maior destaque, basta enviar um email para falageral@vitorianaveia.com. Participem!