Campeonato Baiano: A disputa pelo título de 2016 começa neste fim de semana

Junior Barreto 28 de Janeiro de 2016 3

No próximo sábado (30) será dada largada no Campeonato Baiano 2016, o Vitória fará o jogo de abertura do campeonato e receberá a equipe do Jacuipense, no Barradão.

Neste ano, o Vitória está  no grupo 1, formado por: Vitória, Flamengo de Guanambi, Juazeirense, Colo Colo, Bahia de Feira e Galícia. Cada equipe enfrentará os adversários do grupo 2, formado por: Bahia, Jacobina, Vitória da Conquista, Jacuipense, Feirense e Fluminense de Feira.

(Imagem: Emerson Souza/VNV)

(Imagem: Emerson Souza/VNV)

A fórmula do campeonato permite que o mesmo seja mais curto, com apenas jogos de ida na primeira fase de classificação. Os oito melhores colocados disputarão as quartas de final e os quatro últimos disputarão o quadrangular para fugir do rebaixamento.

O Baianão 2016 tem uma peculiaridade. O mando de campo das fases decisivas serão estipulados tendo como base a classificação geral do campeonato. Ficou decidido ainda que os jogos marcados para os sábados serão realizados às 16h00. Além disso, o Ba-Vi do Baianão de 2015 foi realizado no Barradão, o rodízio determina que o clássico seja com mando do rival neste ano.

O campeão e o vice do estadual garantem vaga na Copa do Nordeste de 2017 e na Copa do Brasil. O terceiro colocado terá novamente a opção de escolher entre uma vaga no Nordestão de 2017 ou na Série D de 2016. O quarto colocado herda a vaga que for preterida pelo terceiro.